terça-feira, 20 de outubro de 2015

A técnica Pomoro: Como aumentar sua produtividade

[Um beijo pra quem viu esse post antes de todo mundo, quando postei sem querer! Hahaha.]
 Já estamos na semana do Enem e acreditem em mim quando eu digo que sei bem o que é surtar por causa desse maravilhoso sistema avaliativo que destrói nossas vidas e nossa sophrosyne*. É difícil coordenar o tempo e cuidar da nossa saúde mental, enquanto estamos nos preparando para uma prova que muda as nossas vidas e é aí que entra uma técnica maravilhosa: A técnica Pomodoro.
 Ela foi desenvolvida em 1992 por Francisco Cirillo, um cara que, durante a faculdade, tinha dificuldade em se concentrar nos estudos e resolveu criar um método para aumentar a sua produtividade. E o melhor de tudo é que funciona com qualquer tarefa que você se proponha a fazer.

 A ideia é realizar ciclos de 25 minutos, chamados de Pomodoros, e, entre cada um deles, descansar por 4 ou 5 minutos. Depois de quatro ciclos desse, você tem direito a um intervalo maior, de 20 minutos, pra descansar a mente e permitir se manter produtivo.
 O primeiro passo é anotar tudo que você precisa fazer. Se a ideia é estudar alguma coisa, anote o que você precisa ler/escrever em uma listinha para que possa visualizar e ter uma noção de quantos ciclos vão ser necessários. Se você está trabalhando ou realizando atividades domésticas, é só anotar as funções que você precisa exercer.
 Para monitorar o tempo, você pode usar um timer de cozinha - que foi o que deu a ideia a Cirillo, mas que talvez seja muito barulhento para quem trabalha/estuda em grupo -, um cronômetro ou aplicativos específicos para isso.
 O meu favorito é o ClearFocus, mas como ele só está disponível para Android, você pode usar as alternativas para iOS: o Todoist e o Simple Pomodoro Timer são super elogiados, mas só de colocar Pomodoro para buscar na App Store dá pra achar várias opções.
 O ClearFocus é ótimo porque ele vem com a opção de desativar a internet do celular durante os Pomodoros, o que ajuda muito na concentração porque você sabe que, se cancelar o ciclo pra checar uma rede social ou mandar uma mensagem, vai ficar cada vez mais longe do intervalo maior. Fora isso, ele cria um gráfico que é ótimo para estudantes porque dá pra saber para quais matérias você está estudando mais e ajuda dividir o seu tempo direitinho de acordo com as prioridades.
 Dá para mudar o tempo de acordo com o que funciona melhor para você. Sejam ciclos maiores ou menores, é válido ir testando para ver com que se adapta melhor.
 De toda forma, muita sorte para todos os vestibulandos e mais produtividade para todos nós.
*Grego pra a combinação entre o nosso auto controle, a nossa prudência e o nosso temperamento. Um beijo para os leitores de Wonderfall
P.S.: Pra quem ainda quer revisar essa semana, o blog do Descomplica é sempre uma boa opção porque trás um monte de assuntos importantes de forma leve. No mais, só respire e confie que vai dar tudo certo. Sua saúde mental é mais importante que qualquer resultado.

2 comentários:

  1. Tinha visto essa técnica em algum lugar, mas não tinha entendido bulhufas! pra você ver como faz diferença o texto bem escrito de um blogueiro competente! Amei e vou testar \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada por essa técnica, espero que você goste também!! Obrigada, você é um amor.

      Excluir